UC - Metodologia do Trabalho científico.
Título do Módulo: História Oral, Memória e Identidades: metodologias e práticas.


O módulo pretende dar a compreender a História Oral enquanto metodologia de investigação histórica, para o qual tem contribuindo várias disciplinas e áreas científicas. Pretende-se dar a compreender a diversidade de conteúdos, bem como a enorme amplitude temática, que é reunida por investigadores, muitas vezes com a plena participação dos cidadãos, num trabalho sistemático, combinando métodos de recolha, pesquisa, bem como a sua disponibilização
on-line. Ao longo do módulo, abordaremos a metodologia e as etapas para a definição de pesquisa, compreenderemos as técnicas de recolha de dados orais, analisaremos exemplos práticos de entrevistas, tratamento e apresentação das narrativas, relatos, bem como promoveremos o desenvolvimento prático de realização de entrevistas e da sua transcrição.

Metodologias de Ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

 O módulo articula-se com a uc “Metodologia do trabalho científico”. A metodologia desenrolar-se-á numa sessão assíncrona, aplicando métodos ativos. O objetivo é introduzir e estimular o desenvolvimento do trabalho colaborativo, em técnicas participativas em grupo, estudos de casos, os debates estruturados, mesas redondas de apresentação de casos. A variedade e a estrutura serão adaptadas ao perfil das sessões e ao o perfil de alunos, sendo possível projetar uma variedade de atividades em função dos objetivos da aprendizagem, promovendo atividades individuais (de valorização do trabalho autónomo) e colaborativas; questionários e quizzes de diagnóstico. As sessões teórico-práticas estimulam o recurso de diversos meios do EaD, com recurso à plataforma digital e aos meios de apoio, vídeos, animações, textos, imagens, fóruns de discussão, blogs e o AI como auxiliares de aprendizagem.

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os conteúdos visam proporcionar uma compreensão sólida e uma prática da metodologia de História Oral, preparando os alunos para utilizarem essa abordagem nas suas investigações históricas. Os conteúdos do módulo contribuem para que os alunos participem nos debates, mas também realizem atividades práticas, que envolve a recolha e análise de relatos orais, cuja avaliação pode ocorrer no decurso da aula e nos debates da aula assíncrona. Os conteúdos programáticos estão articulados de modo a integrar tecnologia, interdisciplinaridade e participação entre os alunos e investigadores, e com o docente.

Avaliação

A avaliação será contínua tendo em conta:

1) A assiduidade, participação ativa e pertinente nos debates temáticos e problemáticas que vão sendo apresentadas. A proatividade, dedicação e o entusiasmo serão valorizadas, bem como a evolução do processo e a maturidade científica alcançada ao longo do semestre (40%);

2) A qualidade do trabalho individual escrito final nos seus aspetos formais, estruturais, conteúdos, redação (ortográfica, gramatical, articulação, linguagem e clareza), profundidade da pesquisa, domínio da meta linguagem, da informação extraída, consciência do seu valor, na argumentação crítica, riqueza bibliográfica e qualidade dos elementos iconográfico, gráficos e multimédia (40%);

3) A qualidade da apresentação, na sua demonstração afirmativa, qualidade oratória, articulação com os elementos gráficos, qualidade dos elementos gráficos que a acompanham, coerência entre estes elementos, bem como da qualidade das respostas dadas às perguntas feitas (20%).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os conteúdos visam proporcionar uma compreensão sólida e uma prática da metodologia de História Oral, preparando os alunos para utilizarem essa abordagem nas suas investigações históricas. Os conteúdos do módulo contribuem para que os alunos participem nos debates, mas também realizem atividades práticas, que envolve a recolha e análise de relatos orais, cuja avaliação pode ocorrer no decurso da aula e nos debates da aula assíncrona. Os conteúdos programáticos estão articulados de modo a integrar tecnologia, interdisciplinaridade e participação entre os alunos e investigadores, e com o docente.

Conteúdos Programáticos do Módulo

HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA, IDENTIDADES: METODOLOGIAS E PRÁTICAS (90 minutos)

1 HISTÓRIA ORAL: METODOLOGIAS E PRÁTICAS (5 minutos)

1.1. Apresentação do tema e breve introdução à metodologia

 1.2. Objetivos da aula e metodologia

 2. História e memória: Fundamentos e metodologia da história oral (20 minutos)

2.1. História, Evolução e Desafios da História oral: evolução histórica e potencial metodológico

2.2. Projetos de História Oral

 3 Técnicas de Entrevista (20 minutos)

3.1. Preparação e criação de guião

3.2. Tipos de entrevista: alguns procedimentos e conselhos

3.3. Entrevista: etapas e procedimentos

Exercício: simulação de uma entrevista em pares, com feedback em grupo.

 4. Análise e Transcrição (20 minutos)

4.1. Métodos de transcrição: análise e métodos de transcrição (manual e automática).

4.2. Análise Temática: Introdução básica à codificação e análise de dados qualitativos.

Exemplo Prático: Análise de um trecho de uma transcrição real com visionamento na aula.

5. Preservação e acessibilidade (10 minutos)

5.1. Garantir a preservação dos dados registados.

6. Discussão e Reflexão (10 minutos)

Debate: Discussão em grupo sobre os desafios e oportunidades da História Oral como metodologia.

Perguntas e Respostas: tempo final de perguntas e de respostas para esclarecimento de dúvidas


7 Conclusão (5 minutos)

7.1. Resumo dos Pontos Principais: Recapitulação dos principais pontos abordados na aula.

7.2. Sugestão de leituras e recursos adicionais: Indicação de leituras complementares e recursos online para aprofundamento.

Tarefa: Proposta de tarefa prática a ser analisada em aula assíncrona, como, por exemplo, a preparação de um guião de entrevista ou a realização de uma entrevista.

Módulo disponível em:


Estudo de caso: